segunda-feira, 27 de junho de 2011

Como melhorar de vida? continuação

- Se, segundo eu li, "o cerne de seu ensinamento consiste na afirmação de que a necessária e urgente mudança da sociedade só pode acontecer através da transformação da consciência individual" fico feliz de que um ignorante como eu já ousou pensar em algo semelhante ao questionar que as religiões, teorias filosóficas e as terapias desenvolvidas durante séculos, não tenham se esforçado o bastante para conseguir alguma mudança direta no comportamento desta infeliz Raça Humana. Né, não?Paulo - 23/06
- Fico feliz junto com você. É isso mesmo, se não houver conscientização, ou seja, transformação, toda mudança social implicará somente na substituição do grupo dominante.
- Você não é e nunca foi ignorante, pois como disse, sempre sentiu a necessidade de conhecer mais e leu muitos e muitos livros... Mas não fique desanimado porque há muito trabalho de ampliação da consciência em andamento - não foi de uma hora para outra que virou moda proteger o meio ambiente, dirigir sem beber, não fumar em ambientes fechados, tomar conta do lixo produzido etc. Existem muitos grupos que vão estudando e ampliando sua participação na sociedade, sem mesmo constituir uma associação registrada num cartório. 
Abraços - 27/06

domingo, 26 de junho de 2011

Desculpem o sumiço

       Este blog tem o "hábito" de sumir de vez em quando - agora ficou 8 dias fora. Pesquisei na internet e vi que isso acontece com alguns blogs, mas não tem como reclamar, porque são serviços gratuitos, o que exime de reponsabilidade os "responsáveis" - essa é a qualidade do serviço do grupo google, gmail, orkut.
       Mas, como não sou de passar recibo em desconformidade alheia, aproveitei esse tempo fora do ar, como um momento de parar tudo e desvendar outras realidades que estão acontecendo simultaneamente - o que me levou a várias mudanças que serão feitas em breve.

     Vamos continuar com as idéias para melhorar de vida.
     Obrigado pela atenção dos que escreveram perguntando sobre o sumiço deste blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como melhorar de vida?

Mesmo com todas as boas intenções, muitas vezes não sabemos como realizar as mudanças necessárias, isto é, o que fazer para para melhorar de vida. Todos temos nossas fraquezas. É preciso compreender nossas dificuldades, mas que devem ser passageiras pois, caso persistam, é necessário consultar o médico para verificar se estamos com depressão. Quase sempre quando nos sentimos sem condições de enfrentar a vida é porque estamos deprimidos, o que pode acontecer sem um motivo aparente. A depressão é uma das chamadas doenças silenciosas, que a gente não sabe muito bem onde começa e nem reconhece quando ela já está instalada.
Depois disso é preciso fortalecer o poder pessoal, que poderá ser feito através de várias maneiras e inclusive com a utilização de várias terapias, tais como Shiatsu, Florais, Acupuntura etc. Mas fuja da idéia que está vivendo uma crise e ataque a questão com dinamismo. Trace um plano de ação como se estivesse criando um projeto de vida sensacional. Faça uma caminhada ao ar livre, ligue para amigos, olhe para seu dia-a-dia como se fosse através da lente de uma câmara de filmar e escreva um novo roteiro para você. Você é seu diretor – aquele que grita: “luz, câmera, ação!”
O encontro com o mestre, que falamos anteriormente, exige realização material, emocional e muita disposição para ter uma vida plena. As experiências profundas exigem pessoas preparadas, pessoas que têm coragem de serem verdadeiras.
Estou pretendendo desenvolver mais sobre esse tema e gostaria de receber sugestões e perguntas também. Quais sugestões você daria prá uma pessoa mudar de vida e realizar seus projetos?

quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Encontro com o Mestre Interno

           O objetivo de buscar o silêncio da mente é permitir o encontro com o Mestre Interno, ou podemos dizer, encontrar a espiritualidade. Isto também tem a ver com a busca de um sentido para a vida e complementa o que falei no dia 15 de maio, pois na minha opinião não é o caso ficar esperando uma grande revelação sobre o futuro, algo catastrófico como um anjo declarando um destinho espetacular.
O caminho é o sentido que temos na vida. Sentido também com o significado de direção que os fatos estão tomando – uma parte com nossa reação e outra que vem ao nosso encontro, como são as coincidências, as oportunidades, os desafios e até as dificuldades. Tudo formando um conjunto de conquistas e superações.
O encontro com o Mestre é um processo de iniciação, que também é o início de uma ação consciente, que pode ocorrer a partir de diversos rituais, todos eles importantes e imprescindíveis para que a diversidade traga a riqueza e propicie a evolução.
Os rituais abrem os portais para o caminho do crescimento da consciência – o que já inclui mudanças de atitudes e compreensão da participação individual no desenvolvimento coletivo. O trabalho é coletivo, diversificado e concomitante, mesmo considerando que cada um precisa se dedicar ao seu caminho pessoal.
A conexão com a centelha divina trará maior clareza. Para fazer esta caminhada é preciso ver somente os próximos 50 metros – o restante será desvendado à medida que o caminhante for avançando. Esta é uma maneira de interpretar a enigmática frase: “quando os discípulo estiver pronto, o Mestre aparecerá”.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Que voz é essa ?

Resposta à pergunta que foi feita no comentário.

Eu entendo que o diálogo constante dentro da mente é próprio da natureza humana e, talvez, seja feito entre os dois emisférios do cérebro, cada um deles buscando respostas segundo suas características, mais racionais ou mais emocionais.


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pare de pensar e viva melhor

Muitas pessoas convivem com uma intensa atividade mental, muito cansativa, estressante e alienante. Para quem deseja parar com esse turbilhão, o primeiro passo é colocar-se na posição de observador da atividade da mente. Veja que ela se ocupa incessantemente de acontecimentos passados e depois, com base nesta “fixação”, elabora alguns pensamentos bastante pobres e limitados.
Observe o trabalho desse “departamento de repetição” e diga simplesmente que ele pode descansar - o que tem que ser lembrado, virá na hora certa. Deixe as idéias passarem sem se fixar em nenhuma delas. Em seguida volte sua atenção para a respiração – expire tudo e aguarde o diafragma se movimentar. Sinta o prazer do ar renovado. Faça quantas vezes quiser, mas faça sempre e não discuta com a mente (ela adora provocação).
A famosa frase de Descartes “penso, logo existo” justifica plenamente essa tarefa de pensar continuamente. E se deixarmos de pensar será que deixaremos de existir? Parece que sim – ou pelo menos é nisso que acreditamos - mas não é verdade. Produzimos pensamentos, mas não somos pensamentos. Temos emoções, mas não somos as emoções. Temos várias atividades, mas não somos essas atividades. Somos a essência que antecede a tudo isso.
Quando não temos consciência de nossa essência, acabamos por nos identificar com a mente, que por sua vez procura manter sob controle todas as situações. Este processo funciona a partir da lembrança de fatos passados, que não podem ser alterados, ao mesmo tempo que nos acena com o futuro, que ainda não chegou, com promessas ou ameaças. Com isso a mente nos desvia do presente do qual ela não pode ter controle.
O presente é a hora de sentir, perceber – do viver. Também é hora de pensar realmente, em vez de ficar repetindo conceitos antigos (pré-conceitos). Experimente. O agora é a oportunidade de crescer e contruir a vida. 
No filme “O poder além da Vida”, o misterioso orientador vivido por Nick Nolte joga seu discípulo (Scott Mechlowicz ) de uma ponte para dentro do rio e depois pergunta: “o que você pensou enquanto caía?”  
      - Não sei. Responde o rapaz molhado e furioso
      - Pensava na escola ? Em alguma tarefa? Pensava em para onde estava indo.
     - Não, não, não!
     - É isso, eu esvaziei a sua mente. Você ficou 100% dedicado à experiência que estava tendo.



Sugiro a leitura do livro “O poder do Agora” - Eckhart Tolle – Editora Sextante.