quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Toda comparação é uma mentira


Você já reparou se tem o hábito de se comparar com os outros? Você é dessas pessoas que quando toma conhecimento dos acontecimentos tristes na cidade costuma dizer: “graças a Deus que não estava lá”. E quando é hora de dar lugar no ônibus? “Eu vou logo me levantando, têm gente nova que finge que está dormindo”. Além dessas, é claro, existem as comparações diretas, “sou mais eficiente... meu carro é melhor... meus filhos são mais educados...” e por aí vai. No final das contas, todos se comparam o tempo todo, ou seja, se depreciam ou depreciam as outras pessoas.
Pare de se colocar acima, ou abaixo dos outros, mas quando fizer isso, levado pelo hábito, não se condene, porque não interessa se comparar para verificar o seu progresso. Apenas observe qual é a verdadeira intenção que a comparação foi feita.  
Não sei se é possível eliminar as comparações da nossa vida, mas tenho certeza que você sentirá uma grande sensação de leveza só de se livrar dessa mentira – ninguém é melhor, nem pior que ninguém.

2 comentários:

  1. Sabe Julio, isso é muito interessante porque apesar de pensar exatamente que 'ninguém é melhor ou pior que ninguém', nunca havia feito uma associação com certos pensamentos. Não havia percebido desta forma. Quando cedemos o lugar é por nós, pela nossa essência, pelo nosso cuidado com outro que precisa. Mas de qualquer forma fico muito indignada quando também estou em pé e não posso ajudar, enquanto a molecada dorme...rs. Muito legal a sua colocação. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Penso que já virou uma frase padrão. Boa parte de nós a utilizamos:"ninguém é melhor que ninguém". Mas será que realmente, no fundo pensamos assim? Às vezes me faço essa pergunta.Porém creio que o mais importante aqui é buscar essa sensação de leveza utilizando cada vez menos a comparação.Gosto da frase: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é" (Caetano)E só se sabe quem é, quem procura se conhecer (sem comparações)Valeu!

    ResponderExcluir