segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mudar é fácil – é igual fazer pão

Na hora de preparar o que queremos viver é até bem simples. É mesmo parecido como uma receita de pão. A farinha deve ser peneirada para retirar os resíduos, que são as pendências do passado e depois é juntar óleo, fermento, açúcar, água e sal.
Mas pra dar certo mesmo tem um segredo: é fazer. Se der errado, faça de novo. Quem faz pão sabe que a prática de meter a mão na massa faz uma grande diferença.  Porém se faltar um dos ingredientes não vai dar certo.
Assim também é um “projeto de vida”, que até é bem mais simples porque precisa mesmo só de quatro ingredientes.
1)               A idéia – fruto da vontade ou do pensamento vai indicar a direção, ou a meta. Também podemos dizer que é o destino, como se a gente fosse fazer uma viagem
2)               O sentimento – esse é o fermento que vai fazer a idéia crescer e “tomar corpo”. Algumas pessoas falam até pra gente procurar se sentir como estará quando o objetivo for alcançado. No exemplo da viagem corresponde à hora de verificar onde a gente quer passear, onde nos sentimos bem, com quem vamos viajar, o quê queremos fazer etc.
3)               A Atitude - Agora sim, com o projeto bem nutrido, ou com o pão bem crescido, é hora de tomar a iniciativa. Contar para amigos é um ponto importante, até para ter conhecimento dos prós e dos contras. Comprar passagem, providenciar um bom livro para as férias e até fazer uma lista de tudo que é preciso resolver.
- Se você está trabalhando num projeto mais sofisticado, nesta hora deve fazer um cronograma para suas tarefas, também é necessária uma verificação do andamento porque surgirão novidades que o farão corrigir alguns aspectos. Use todas as ferramentas que tiver em mãos. Se não tiver nenhuma, é hora de procurá-las.
4)               Nada mais a fazer! O que tinha que ser feito já foi feito e não adiante tentar improvisar. Ou você se dedicou a criar o seu caminho ou não tem o que fazer. Como o mundo é muito variável pode até dar tudo errado, mas a possibilidade é muito pequena se você preparou na hora certa. No momento final é hora de usufruir, é o momento de colher os frutos.
Com apenas quatro operações, Pitágoras concebeu a matemática. Segundo ele “1 + 2 + 3 + 4 é igual a dez – o Um se torna muitos, para novamente ser o Um”. De fato ele cresceu, mudou de patamar porque virou o 10, o número do mundo criado.

7 comentários:

  1. Julio.

    Desculpe-me por demorar tanto a me pronunciar ( por escrito )sobre estas paginas de sabedoria que você tem brindado seus felizes visitantes.
    Sem dúvida alguma você tem a fórmula certa para transmitir suas verdades: o texto enxuto dos que têm certeza do que estão dizendo.
    E mais, as abordagens são sempre muito acessíveis e, geralmente levam a gente a botar a cabeça para funcionar, analisando mesmo as possibilidades do aprendizado enquanto lemos suas "propostas de discussão".
    Creio que falo em nome de seus seguidores que você esta proibido de tirar novas férias, pelo menos algo além de um fim de semana...

    Parabéns mesmo. E obrigado, Paulo Sérgio

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida, há tanto tempo eu procuro essa receita de pão ...

    ResponderExcluir
  3. Aprecio, gosto e sempre tento colocar em prática as suas receitas que são bem vindas, Julio. Obrigada por todo conteúdo enriquecedor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Julio, seu trabalho é exemplar. Toques sutis e diretos, mesclados de saberes adquridos e de vivência, fazem de seus textos pontes para um lado, quase sempre, desconhecido de nós mesmos.
    Nada como entendê-los como parte importante de nossa personalidade.
    Que o amor incondicional nos forneça o combustível para a caminhada ao infinito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Meu pão só sai queimado!!!!
    Acho que o problema é no forno... ou o padeiro, que não está dosando as medidas necessárias para a mudança. Bom, de qualquer modo, vou continuar tentando.

    ResponderExcluir
  6. Fazer pão é uma tarefa muito prazerosa, tal como é (ou deve ser) a alegria de viver.
    - Como eu disse, pão é uma coisa que tem que ser feita e refeita. É a analogia mais direta e a mais correta sobre a importância de meter a mão na massa, que não dá para não continuar tentando, mesmo que o pão fique queimado, viu Heraldo.
    - Em algum momento também será importante se fazer muitas perguntas, ou melhor, é preciso perguntar ao seu coração, o que não está sendo feito adequadamente.
    - Eu gosto muito da clareza que traz a velha frase de S. João "Conheça a verdade e a verdade te libertará".

    ResponderExcluir
  7. Acabei de preparar o pão e coloquei no forno (última etapa). Aguardando

    ResponderExcluir