quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Acertando o passo

 Peço desculpas pela falta de cumprimento de prazos neste blog. Depois do texto do Natal pensei em relaxar por uma semana, mas para minha surpresa, logo já se passou muito mais tempo. Acho que foi um período de reflexão, ou mesmo de “ressaca”, depois da empolgação com o resultado obtido por esse blog recém criado. Observo que me faltou maior programação para conviver com esses momentos de menor produtividade. Enfim, é o exemplo típico dos altos e baixos que acontecem sempre e que dão o ritmo em nossa vida.
Em todo momento somos desviados de nosso foco principal devido às múltiplas tarefas e aos diversos compromissos que “temos que dar conta”. Tentar cumprir muitas coisas pode ser o primeiro passo para não chegar a lugar algum. Cada um tem seu ritmo e cada um tem suas prioridades, mas todos nós precisamos traçar metas que nos levarão aos resultados desejados.
Conhecer seus desejos é o ponto de partida. O que você quer alcançar? O que deseja superar? Do que está disposto a abrir mão? Você fez uma lista de propostas para 2011? Você marcou datas? Suas energias estão coerentes com sua lista?
O tempo no Tarô é um atributo do Arcano XIV, a Temperança, também chamado de Anjo da Cura. A figura é de fato um anjo que tem nas mãos duas ânforas, uma de prata e outra de ouro. Numa estão as energias que nos fazem avançar e na outra as que nos retém. A tarefa é aprender  a harmonizá-las sem que “nenhuma gota seja desperdiçada”.
Aqui as contradições, os antagonismos, os diversos humores, as diferenças etc, devem ser “temperadas”. Quanto tempo isso demora? Marque um prazo. Não deixe as pendências para serem tratadas quando for possível”, porque quando menos esperar, ou seja, decorrido o tempo cósmico, você será cobrado a prestar contas do que está em falta.
O momento da cura é o momento do acerto do caminho, quando entendemos as prioridades da vida e nos dedicamos a elas. A cura começa quando optamos por seguir o nosso caminho em vez de irmos atrás das estradas que estão abertas. Podemos ir com os outros, mas traçando as nossas metas. Somos diferenciados, cada um é único, cada um tem o seu caminhar...
Segue um verso do poeta Thiago de Mello, parte do poema “Não tenho caminho novo”, que não só ilustra, mas sobretudo enriquece, com sua beleza e profundidade o conceito sobre “acertar o passo”: Não há necessidade de abandonar tudo e fazer mudanças espetaculares, mas é imprescindível dar o primeiro passo. Estou esperando.

“Por isso é que agora vou assim
no meu caminho. Publicamente andando
Não, não tenho caminho novo.
O que tenho de novo
é o jeito de caminhar.
Aprendi
(o que o caminho me ensinou)
a caminhar cantando
como convém
a mim
e aos que vão comigo.
Pois já não vou mais sozinho.”

3 comentários:

  1. Não sei se vou acertar o passo, mas você acertou na mão. Muito bom!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Julio,
    parabéns pelo Blog. muito seguidores, assuntos interessantes. Uau abraços Claudio Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Julio, excelente publicação, como sempre!
    Parabéns !!! Bjs

    ResponderExcluir