sábado, 26 de fevereiro de 2011

Dúvidas que auto-sabotam

      Muita gente não gostou e ficou com o pé atrás com essa história da dúvida. E eles têm razão, porque eu foquei somente o sentido da dúvida que impulsiona, que esclarece, que de fato diminui a ignorância.
Mas há também o lado negativo, aquele que desacredita, que coloca em dúvida e que nos deixa sem ação, do jeito mesmo que chegaram a me perguntar. Inclusive já ouvi uma referência ao “mantra do mal”, vocês conhecem? É assim: “iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih”. A gente chega todo empolgado prá contar uma coisa e alguém estica o “ih”. Ou então, pior ainda, você se aplica essa crueldade e diz assim: “iiiiiiiiiiiiiih, acho que não vou conseguir”
É o bastante para morrer muitas mortes.
Nada é mais destrutivo do que esse “balde de água gelada”.
Preste atenção e não faça isso com você e nem com outra pessoa. Existem muitas variações do tipo: “eu não mereço”, “é demais para mim”, “é muita areia para o meu caminhãozinho”, “a vida é assim mesmo”  e até uma muito conhecida que não parece mas está neste balaio que é “eu não tenho sorte”.
Pois é, muitas e muitas pessoas acham que a sorte, ou a falta dela depende de merecimento.
Por favor, pense e anote com cuidado as suas frases prediletas. Se você mesmo se coloca limites e se boicota, com que direito vai ficar esperando que os outros lhe ajudem?

Um comentário:

  1. ri muito quando li sobre o mantra do mal! é o mantra-âncora!

    ResponderExcluir