terça-feira, 8 de março de 2011

Encruzilhada ou beco sem saída?

Encontrei minha amiga Rachel na quarta feira dia 2 de março, falamos umas “abobrinhas” e fui logo perguntando:
- Você gostou do que escrevi no blog sobre dúvidas?
Rachel: Gostei. Eu às vezes me sinto assim cheia de dúvidas, sem saber o que fazer. Aliás, isso me acontece de vez em quando.
- Você diria que se encontra numa encruzilhada?
R: Exatamente, tenho várias possibilidades e não sei por onde ir.
- Mas você tá falando de encruzilhada como se fosse um “beco sem saída”, não é?
R: É, fica uma confusão danada ...
- Olha, isso tem a ver com o Tarô, com o Arcano 4 que fala de vários quaternários, inclusive encruzilhadas que ele vê como travessia, como o verbo em inglês cross que tem a mesma raiz de crossing. Cada braço da cruz tem uma etapa que a gente vai vivendo conforme o movimento giratório do mundo.
- Um jeito de organizar essa travessia é usar os 4 verbos da Esphinge: querer, saber, ousar e calar. Primeiro vai pensando o que você vai querer, o que gostaria que acontecesse, qual é a sua intenção? Trabalha bem o pensamento e se tiver muita coisa, pega um papel, anota e numera para estabelecer prioridades.
- O segundo verbo é saber, que trata do sentimento. Uma coisa é o que sua mente indica e outra é o que seu coração quer. Sem harmonizar os dois, nada é possível. É claro que, às vezes, vivemos situações temporárias ou emergenciais sem concordância.
- O verbo ousar indica atitudes práticas. Faça acontecer. Pergunte: você me ama? Se ama vamos em frente, se não ama, fica logo triste e sofra bastante. É preciso dissolver as ilusões. É preciso gastar todas as alternativas, limpar, esvaziar tudo para receber energias novas.
- A 4ª etapa é o verbo calar, que representa a conseqüência da tríade anterior. O que está acontecendo é resultado de suas atitudes anteriores. Quando o resultado não é satisfatório, é necessário trabalhar o primeiro aspecto, a vontade, que muitas vezes fica intimidada por falta de expressão. (você nunca deu atenção à ela).
R: Entendi. Com isso já deu para ter uma idéia de como organizar a bagunça que tô vivendo.
- Até mais, bjs.

Um comentário: