quarta-feira, 6 de abril de 2011

Você é o seu terapeuta

Você já viu alguém mandar na sorte? Comprar? Exigir, ou mesmo chantagear? Não tem jeito. A sorte é totalmente livre. Mantenha-se livre, como o espírito livre, desgarrado do passado e sem preconceito. É assim que a gente abre os braços para a sorte - ela virá de onde você menos espera.
A mente precisa ser livre e o que fica rodando na sua mente interfere na sua vida e na sua sorte.
Se você estiver sobrecarregado de pensamentos aflitivos, como por exemplo, como vou pagar o aluguel? E se perder o emprego? A minha vida não tem saída. Estou sem namorado (a) ... Ficar sem namoro, pra muita gente é igual à “minha vida não vale nada,” porque você está depositando no outro toda a responsabilidade para ser feliz.
Imagine, você pensando: de agora em diante a minha felicidade depende de você... transferindo as oportunidade de sua vida para outra pessoa, que não nem está sabendo disso !!! Perigo mortal. É isso que muitos fazem e, claro, depois reclamam porque o outro não soube amar.
Quando fica procurando um namorado, com a função de fazê-la feliz, sua tensão aumenta tanto que a impede de encontrar alguém. Claro, sua mensagem corporal ou energética é: me carregue, me ampare, me dê prazer, me arraste que sou uma "mala sem alça". Embora você jure que está dizendo me ame.
Ou seja, porque você está infeliz está gerando “falta de sorte”. A questão do namorado é crucial, mas o princípio vale para outras questões: quanto mais problemas na cabeça, mais problemas na vida, porque os pensamentos em geral interferem nos sentimentos que a leva a agir de determinada maneira, que vai interferir nos resultados, que vão gerar mais movimento no cérebro.
Propositalmente eu não disse que vão gerar mais pensamentos, porque pensar é outra coisa e, nessa situação, você está remoendo, ruminando ou, no máximo, lembrando do passado – mas não está pensando. 
O esquema funciona assim:
1) O fato: sua vida não está boa: você está sem perspectivas, ganha pouco, está sem namorado ... não sabe o que fazer. Estes fatos geram:
2) Pensamentos improdutivos – preocupação, falta de lógica, burrice, dispersão, descrença, falta de esperança ... que geram:
3) Sentimentos negativos: raiva, desilusão, tristeza, baixa auto-estima, desânimo, desamparo, medo, falta de ânimo, somatizações, que geram:
4) Atitudes inadequadas, tais como: planos incompletos que você julga que é devido a fatores externos, ou por culpa de alguém; perda do que já foi conquistado; incapacidade de cumprir metas; impossibilidade de realizar sonhos.
É claro que basta um desses itens para se considerar uma pessoa sem sorte e com duas ocorrências já se sentirá de muito azar. Mas como reverter isso? Como sair dessa “maré de azar”?
Você precisa fazer um trato. É preciso que você se torne o seu terapeuta. Pegue as rédeas da sua vida e diga: “eu sou responsável pelo que me acontece”; “sou o autor da minha historia”; “eu provoco os acontecimentos bons e ruins”.
Somente depois de assumir inteiramente a responsabilidade de todos os acontecimentos da sua vida é que poderá mudá-la. Enquanto aceitar alguns compromissos estará tentando andar com uma perna só – o resultado é um círculo. É também igual a fazer um pão usando somente alguns ingredientes (veja o tópico fazer pão ...)
Alguns fatos que nos acontecem são totalmente indesejáveis, o que nos permite dizer com certeza que não foram nossa escolha, entretanto, em algum momento da vida, nós assumimos o compromisso de estar perto deles. Ficaria fácil de compreender isso se pensarmos numa vida passada, mas isto também tem a ver com a vida atual. Procure entender essa questão complexa ao seu modo. Procure entender as situações indesejáveis quando, por exemplo, nos rebelamos contra a estupidez de uma morte, de uma doença, ou de uma situação que abominamos e, posteriormente, surge a oportunidade de participar desse sofrimento, sendo solidário, sofrendo, lutando para que ele seja minimizado.
Muitos acontecimentos são incompreensíveis devido à nossa pequena capacidade intelectual, mas isso não deve servir de desculpa para não assumi-los inteiramente.

2 comentários:

  1. Excelente comentário.
    Parece tão Simples coisa que todo mundo sabe, mas se observar-mos bem... "quem é que segue estes preceitos"?

    Só reclamamos o quando nossas vidas estão ruins...e blá blá blá.

    Gente! vamos pensar e começar a melhorar nossas mentes e com isso mudaremos "nosso mundo"

    Bjs Roseli Lima

    ResponderExcluir
  2. ótimo post.

    Gostaria de saber se vc me autoriza a posta-lo em meu blog, claro, colocando um link para o seu blog com os devidos créditos.
    Meu blog é http://espacoluzvida.blogspot.com,

    meu e mail é luciatarologa@hotmail.com.
    No aguardo,

    ResponderExcluir