sábado, 21 de maio de 2011

Liberdade imediata

"Não aceitem o que o orador diz porque isso não é importante. Estamos interessados na liberdade, não um tipo específico de liberdade, mas a total liberdade do homem.”
Esta frase foi retirada do livro “Krishnamurti para principiantes”, editora Cultrix, página 52 e faz parte da palestra “O ensinamento gera o medo”. Ele faz a palestra e ele diz para não aceitarmos o que o orador diz – claro, a busca não é conquistar seguidores fiéis e sim pensadores livres e autônomos o suficiente para seguirem seus próprios caminhos. A superação do medo pode ser conquistada por todos, no momento da investigação da motivação do medo.
Krishanamurti é o mestre do imediato, do agora. Ele não propõe um método para ser praticado por anos a fio, ele se baseia na atenção imediata de como os pensamentos são formados, de como os tratamos de conscientes e incoscientes, mesmo sem conhecer suas origens.
Por fim “de acordo como o depoimento do próprio Krishnamurti, uma chave para compreender seu desenvolvimento encontra-se no 'espaço silencioso' que era inato a ele”. (do mesmo livro, pag.38)

3 comentários:

  1. Maravilha de reflexão Julio. Krishnamurti foi um dos principais pensadores esotéricos na minha formação espiritual. Namastê!!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje, eu realmente tomei consciência do teu Blog. Este final de semana me perguntei tanto sobre tantas coisas que encontrei uma única resposta.

    Exatamente esta:
    Onde você está e o que está te acontecendo é resultado de como você reagiu à realidade.

    ResponderExcluir
  3. Parar e pensar sobre este trecho é refletir sobre o Brasil de hoje.

    A busca não é conquistar seguidores fiéis e sim pensadores livres e autônomos o suficiente para seguirem seus próprios caminhos.

    A superação do medo pode ser conquistada por todos, no momento da investigação da motivação do medo.

    Gosto muito deste blog
    Roseli Lima

    ResponderExcluir