quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pare de pensar e viva melhor

Muitas pessoas convivem com uma intensa atividade mental, muito cansativa, estressante e alienante. Para quem deseja parar com esse turbilhão, o primeiro passo é colocar-se na posição de observador da atividade da mente. Veja que ela se ocupa incessantemente de acontecimentos passados e depois, com base nesta “fixação”, elabora alguns pensamentos bastante pobres e limitados.
Observe o trabalho desse “departamento de repetição” e diga simplesmente que ele pode descansar - o que tem que ser lembrado, virá na hora certa. Deixe as idéias passarem sem se fixar em nenhuma delas. Em seguida volte sua atenção para a respiração – expire tudo e aguarde o diafragma se movimentar. Sinta o prazer do ar renovado. Faça quantas vezes quiser, mas faça sempre e não discuta com a mente (ela adora provocação).
A famosa frase de Descartes “penso, logo existo” justifica plenamente essa tarefa de pensar continuamente. E se deixarmos de pensar será que deixaremos de existir? Parece que sim – ou pelo menos é nisso que acreditamos - mas não é verdade. Produzimos pensamentos, mas não somos pensamentos. Temos emoções, mas não somos as emoções. Temos várias atividades, mas não somos essas atividades. Somos a essência que antecede a tudo isso.
Quando não temos consciência de nossa essência, acabamos por nos identificar com a mente, que por sua vez procura manter sob controle todas as situações. Este processo funciona a partir da lembrança de fatos passados, que não podem ser alterados, ao mesmo tempo que nos acena com o futuro, que ainda não chegou, com promessas ou ameaças. Com isso a mente nos desvia do presente do qual ela não pode ter controle.
O presente é a hora de sentir, perceber – do viver. Também é hora de pensar realmente, em vez de ficar repetindo conceitos antigos (pré-conceitos). Experimente. O agora é a oportunidade de crescer e contruir a vida. 
No filme “O poder além da Vida”, o misterioso orientador vivido por Nick Nolte joga seu discípulo (Scott Mechlowicz ) de uma ponte para dentro do rio e depois pergunta: “o que você pensou enquanto caía?”  
      - Não sei. Responde o rapaz molhado e furioso
      - Pensava na escola ? Em alguma tarefa? Pensava em para onde estava indo.
     - Não, não, não!
     - É isso, eu esvaziei a sua mente. Você ficou 100% dedicado à experiência que estava tendo.



Sugiro a leitura do livro “O poder do Agora” - Eckhart Tolle – Editora Sextante.

Um comentário:

  1. Olá Julio!
    Este texto reflete o Segredo. A vida ela é presente(o HOJE), se observarmos este texto sem preconceitos e sem religiosidade.... poderemos perceber o segredo da vida.

    Eu me encaixo nesta observação....esta voz que ouço, que me desestimula é bem assim:
    QUANDO RESOLVO DAR UM "TEMPO", A MINHA VIDA LITERALMENTE ACONTECE.

    1 pergunta!!!!!
    Muitas vezes pessoas atribuem esta voz ou força contrária como negativa. (algo que nos perturba, ou seja macumba, amarrações etc...). Seria verdade?

    bjs...Gosto muito do teu blog.
    Roseli

    ResponderExcluir